Kodak pede concordata

Me lembro como se fosse ontem, quando as câmeras digitais começaram a se popularizar, eu tinha o que, 10 à 12 anos. Perguntei inocentemente pra minha mãe se aquilo não era o fim das câmeras analógicas e dos filmes. Talvez naquela época não, mas a hora chegou =/

A empresa ícone da história da fotografia, fundada há 131 anos pediu concordata. Devido à concorrência advinda da tecnologia digital, a empresa não conseguiu se manter viva no mercado. Veja a matéria que passou no Bom Dia Brasil.

Não sei se pra todos isso faz o mesmo sentido, mas pra quem conhece fotografia sabe o quanto isso é triste. Antigamente o processo de fotografar era único, todo pensado, preparado, exigia concentração, cuidado, jeito. Não era apenas apertar um botão e ver na mesma hora se a foto ficou boa. Antigamente uma foto perdida era talvez horas perdidas. Tinha espírito, propósito, arte. Sem falar na qualidade. Não há explicação para o sentimento ao ver e pegar uma foto analógica, que foi revelada, que passou por todo um processo complexo para se materializar e virar imagem.

As dificuldades encontradas hoje para se revelar um filme talvez fora um aviso de que isso poderia acontecer. Não há mais espaço para a fotografia analógica, e muitas pessoas acham isso maravilhoso. Não estou querendo parecer dramática ou apocalíptica. Mas é como nos tempos da Cultura de Massa, que fora tão mal recebida por alguns, mas que se tornou nossa realidade. Eis a chegada da era tecnológica, e consequentemente, da nossa nova realidade.

Um comentário sobre “Kodak pede concordata

  1. Todo mundo que tem uma ligação forte com a fotografia ficou triste com a notícia. Apesar da fotografia digital ser uma facilidade enoooorme, é tão mais lindo e mais gostoso ver fotos de câmera analógica :~

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s