Que ônibus passa aqui?

A falta de compromisso e o descaso do governo são duas coisas que infelizmente já fazem parte do nosso cotidiano. Há muito, muito ainda a ser feito não só na política, mas na educação, na saúde, no lazer e no transporte. Cabe esperarmos a boa vontade do governo para tomar tais atitudes. Errado. Podemos sim nós, cidadãos e utilizadores desses serviços tomar essas atitudes que melhorem a situação de nosso país. Não devemos pensar somente pelo lado de que o Brasil será a sede da copa de 2014. Devemos pensar em nosso cotidiano, nossa luta do dia a dia, para trabalhar, estudar, se locomover, passear, se divertir.

Pensando assim, o coletivo criativo Shoot the Shit de Porto Alegre criou o projeto “Que ônibus passa aqui?”, que se trata de colar adesivos com um espaço em branco para as pessoas que utilizam o transporte público, colaborativamente, escreverem quais ônibus passam em determinado ponto, sinalizando e guiando quem talvez não seja da cidade, ou não saiba qual ônibus deve pegar, e aonde.

Na minha antiga cidade, São Bernardo do Campo, esse serviço já existe. E confesso que é muito útil. Mas em grandes cidades, como São Paulo, e na minha atual cidade, São Caetano do Sul, não existe esse tipo de serviço, o que é uma grande vergonha.

Os adesivos estão disponíveis para todas pessoas do Brasil inteiro imprimirem e colarem em suas cidades, ajudando e colaborando com o projeto. Você pode imprimir o seu aqui.

Diante da força do projeto, depois de criticar (vê se pode), a prefeitura de POA adotou a iniciativa com a justificativa de que “a adesivagem é irregular, mas vão ‘aceitar a idéia'”. Ou seja, nós temos voz e temos capacidade de chamar a atenção de quem usa o serviço público para ganharmos força e assim alcançarmos o governo. Fica então esse projeto como inspiração para novas atitudes que busquem o melhor para nosso país e nosso povo.

Visite o tumblr do projeto.

 

2 comentários sobre “Que ônibus passa aqui?

  1. Eaí Maressa,
    sou o Luciano Braga, da Shoot The Shit.
    Só queria agradecer pela divulgação e dizer que teu texto tá irado! Parabéns :)
    A gente sempre bate nessa tecla, de que a população tem muita voz!

    beijão!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s